Para os homens é simples e fácil usar em qualquer ocasião a indumentária tradicional, bota, bombacha, guaiaca, camisa, lenço, e chapéu. Já para as mulheres, sair por ai de vestido de prenda é um tanto espalhafatoso e incomodo, sem contar a delicadeza do vestido que pode sofrer danos.
Portanto a mulher gaúcha foi se adaptando e mudando sua indumentária não oficial. Eu digo "não oficial" porque os CTG's, MTG, CBTG ou sei lá o quê? definem regras, (ao meu ver) rígidas demais, para as indumentárias, tanto feminina como masculina. Mas na prática, as coisas não acontecem assim, e as pessoas, no dia a dia, vão fazendo a indumentária do tempo atual à sua maneira.
Pensando nisso fui buscar idéias para a indumentária feminina. Hoje muitas das inspirações vêm de cantoras como Shana Muller e Juliana Spanevello, entre outras.
Pelos rodeios vemos as mulheres e meninas com bombachas femininas, botas ou alpargatas, o traje mais campeiro, que se adaptou da pilcha masculina. O que também fica muito bonito, se bem usado.
Hoje posto inpirações de trajes mais elaborados. Eles tem forte influência da cultura Argentina, e toda essa mescla com a cultura gaúcha. Notamos que a faixa pampa na cintura é quase uma unanimidade. Camisas bem trabalhadas, saias longas, mas não muito largas. Em algumas ocasiões chapéu e lenço.
Só não encontrei esses trajes combinados com boina, será que fica legal? O que acham?
Na semana que vem posto as bombachas e trajes mais campeiros para mulheres.
Camisa trabalhada e faixa pampa.
Juliana Spanevello com saia de veludo e faixa pampa bem larga.
Shana Muller: saia não muito larga com babados discretos na barra.
Juliana Spanevello e sua saia de babados.
Essa saia aparece várias vezes combinada com diferentes faixas e blusas.
Nas duas fotos abaixo camisas sem mangas (o que é "proibido" pelas regras das instituições citadas acima, ou seja, prendas são proibidas de sentir calor!)
Nos dois casos as camisas sem mangas com babados no decote, caíram muito bem junto com a saia e a faixa pampa.
Na moça de saia verde, camisa, faixa pampa, colares longos e pulseira.
Blusa simples, mas sempre a faixa pampa.
Mais uma vez, saia com babado discreto na barra.
Saias, camisas, faixa pampa e o uso do chapéu.
Shana Muller: além da faixa pampa, camisa e chapéu, o lenço no pescoço.
Aninha Pires: Chapéu, camisa trabalhada, faixa pampa e saia, tudo escuro apenas a faixa com tom claro definindo bem a cintura.
Aqui ao invés da faixa pampa, uma faixa vermelha, que também caiu muito bem.
Nenhum comentário:
Postar um comentário