O meu caso é meio estranho porque dirijo a moto tranqüilamente, mas carro sempre dá aquele frio na barriga. Quando estou com meu marido até tudo bem, pois sei que se eu fizer alguma besteira ele tá ali pra consertar a tempo, (puxar o freio de mão ou volante pra algum lado, ou avisar o que devo fazer) mas sozinha eu tenho medo... saio do carro tremendo, com taquicardia e com as costas doendo de ficar tensa. Mas eu não desisto, tenho que perder o medo e também me acostumar e isso só praticando, ainda bem que meu namorido me incentiva bastante, deixa eu dirigir quando saímos para que eu me acostume. Então voltanto ao que estava falando pesquisei algumas coisas sobre medo de dirigir e no site "Dirigindo Seguro" http://www.dirigindoseguro.com.br tem algumas dicas que copiei e seguem ai embaixo, e tem outras coisas bem legais sobre direção, transito, viagem e etc...
MEDO DE DIRIGIR
10% dos motoristas no Brasil deixam o carro na garagem.
Não por alguma súbita consciência ecológica, mas por medo de dirigir mesmo. Além de lidar com esta fobia, eles precisam enfrentar o preconceito de uma sociedade que tem orgulho em andar motorizada.
Para quem quer se livrar do medo de dirigir sozinho, segue dez dicas:
1- Trabalhe a respiração. De boca fechada, inspire lentamente pelo nariz e sinta o ar chegar aos pulmões. Expire pela boca buscando relaxar.
2- Faça atividade física ou relaxamento muscular para produzir endorfinas e neutralizar o estresse e a ansiedade.
3- Dentro da garagem, inicie a aproximação com o carro. Entre, ajuste o banco, sinta o espaço interno, ligue e desligue o motor.
4- Ainda dentro da garagem ligue o carro e faça pequenos movimentos, para frente e para trás.
5- Em horários sem movimento, dê voltas no quarteirão com o carro. Escolha ruas sem crianças e tranqüilas e quando sentir segurança entre no trânsito.
6- A princípio faça apenas um ou dois trajetos e só depois opte por caminhos mais longos.
7- Crie o hábito semanal e marque na sua agenda, pelo menos duas vezes por semana, de fazer o treino de direção. Essa rotina lhe trará confiança.
8- Quando ficar totalmente seguro, inicie trajetos que tenham subidas e descidas.
9- Não se assuste com os sinais do corpo, porque as tremedeiras, sudoreses, e taquicardias diminuirão com o tempo, ou seja, com a prática.
10- Não tente provar nada para os outros. Dirija para você. Isso diminuirá as expectativas.
Caso não consiga perder o medo com essas dicas procure uma auto-escolas especializadas para pessoas que tem medo de dirigir ou um psicólogo sempre é bom!
(Fonte: Viva Saúde)
Um comentário:
Oi, Alva! Tdo bem? Fazia tempo que não vinha no seu blog e a última vez não tinha visto lugar pra comentar... será que já tinha e eu que bobeei? :) Enfim, meu blog dos gatinhos tá parado, mas ainda escrevo no outro: www.vidaboaevidasaudavel.blogspot.com. Se puder, dê uma olhadinha. Bjão!!! Cris
Postar um comentário