19 de janeiro de 2013

Sapateira... guardar e organizar sapatos


Sapatos... sapatos...sapatos...




Quem mulher não é apaixonada por eles?
Chegam a ser itens terapêuticos. Curam mau humor, stress, crises de TPM... ah comprar um sapato é como comer chocolate, um prazer incomparável.
Mas depois de comprar tantos sapatos, onde e como guardá-los?
Eu estava com esse dilema, por isso fui à luta, quer dizer, à pesquisa, e separei algumas boas ideias para guardar e organizar nossos adoráveis sapatos. Tudo dentro da realidade e da praticidade, claro. Pois não adianta olhar nas revistas e nos blogs aqueles armários maravilhosos, com infinitas prateleiras, se não podemos ter em casa, nos nossos humildes e minúsculos apartamentos!
Ou então aquelas ideias de usar um móvel antigo, lindo que serve como sapateira e objeto de decoração, e que cabe 3 pares de sapato, 5 no máximo. Agora me digam, que mulher, por mais desapegada da moda que seja, tem apenas 5 pares de sapato?

Dez entre dez mulheres gostariam de ter seus sapatos assim:




Mas coloquemos, de volta, os pés no chão, abaixo sugestões mais acessíveis:

Uma sapateira de tecido que pode ser pendurada atrás da porta, ou em um cantinho do quarto. Opção barata, e se apenas uma for pouco, pode colocar 2, uma do lado da outra.


Um banco sapateira. Pode ficar no hall de entrada ou no quarto mesmo.




Um baú sapateira (lindo demais! *.*), encontrei no blog Babuchy Decor lá ela diz que nesse baú cabem 18 pares, parece que foi idealizado pela designer Priscila Noschese. Para que os sapatos fiquem organizados e não estraguem, cada par fica numa bolsinha de tecido que é pendurado nos varões dentro do baú. Ótima e linda ideia não é?



Este outro já é um baú mais sofisticado e vem com divisórias e almofadas.



Caixas de feira estão super na moda nos blogs de decoração, para usar essa ideia é preciso ter espaço, e não se incomodar com os calçados à mostra.




Essa sapateira é fácil de encontrar em lojas de mil e uma utilidades, ou próprias para marceneiros. Parafusar ela num cantinho do quarto e esconder tudo com uma cortininha fica charmoso, prático e barato. Também pode colocar umas prateleiras abaixo e acima, para botas, e para calçados menos usados.




















Sapateira prática que tem no supermercado, aliás olhei ontem, custa em torno de R$ 30. Os sapatos ficam meio apertadinhos, mas cabe debaixo da cama. Se o problema for falta de espaço, é uma boa. A parte ruim é que meus sapatos não caberiam numa só, e eu gosto de olhar para todos antes de escolher, enfim, teria que tirar tudo, e viraria bagunça do mesmo jeito.



Dentro do armário e em gavetas. Não é muito indicado guardar os sapatos junto com as roupas, mas se você for muito caprichosa e nunca... eu disse NUNCA guardar um sapato sem limpá-lo, é possível.


Um puff sapateira! Legal né? É mais ou menos parecido com o baú, guarda os sapatos organizadinhos e decora o quarto. Só não tenho ideia do valor.




Um armarinho fechado com cortina romana.
Um armário com prateleiras, que foi muito bem aproveitado como sapateira. Para que os calçados não fiquem à mostra e empoeirados, uma cortina romana faz as vezes de porta. Ficou delicado e feminino.
(Aliás aqui Luce's house tem um passo a passo pra fazer cortina romana, muito legal).




Uma sapateira convencional, dessas que vendem nas lojas de móveis.
Prática, não muito grande, mas cabe muitos pares de sapatos, botas e etc. Na minha opinião é a melhor opção, porque posso abrir as portas e visualizar todos os sapatos, e não é cara, pesquisando bem pode achar por R$ 150,00.
Eu comprei uma dessa, estou aguardando a montagem e entrega. No final da postagem eu coloco fotos de como ficou.





Outros modelos disponíveis em lojas de móveis:








Modelo rústico... lindo demais. Com pratgelieras com corrediças, muito prática.





Outro modelinho pra colocar atrás da porta, aquele bem típico, do tempo da vovó, mas que ainda funciona!


Sapatos em baldes. Para mim é novidade, mas acho que para os sapatos das crianças funciona bem.


Caixas e mais caixas, ficam organizados, mas acho pouco práticas. Eu já usei assim, já tive todos os meus sapatos nas caixas, mas cansei disso.



Ideia para as rasteirinhas, um revisteiro as mantém separadas e organizadas.



Se você dispor de muito espaço pode pendurar os calçados em cabides.


Módulos de encaixar.


Se por acaso estiver fazendo o projeto do closet ou do guarda-roupas sob medida, pode incluir uma sapateira assim:

Se por acaso, numa situação muito remota, existir uma cristaleira antiga e inteira, dando sopa, ela também pode virar uma sapateira.


E por último uma boa dica: Naquelas sapateiras de prateleiras, para caber mais pares, colocar um pé de frente e um de costas, assim:


A minha sapateira nova ficou assim:


Fechada: deu certinho no espaço do cantinho.


Usei uma prateleira para algumas bolsas e produtos pra cabelo e maquiagem.


Visão Geral: Não "reparem" nas botas campeiras ali no meio, elas são assim mesmo.


Prateleira de diversos: para poder usar essa prateleira tive que mudar os calçados do marido para a parte inferior do guarda-roupas.







Postar um comentário