Eu NÃO quero, nem preciso de um apartamento maior

Colocamos nosso apartamento à venda, e como toda pessoa ansiosa, começamos a procurar um novo apartamento. Na verdade, antes até ficamos pensando se queríamos outro apartamento ou uma casa. Chegamos a conclusão que uma casa do jeito e na localização que a gente gostaria, estaria acima do nosso poder aquisitivo, sem contar que, como trabalhamos o dia todo e adoramos uma viagem, apartamento seria mais seguro.
Nosso apartamento tem 50m² de área privativa, com 2 quartos, sala e cozinha integradas, banheiro e área de serviço, tem salão de festas e playground, mas fica no quarto andar, sem elevador, então começamos a oferecer nosso apartamento como entrada na busca de um novo, e o que ouvíamos dos corretores era a seguinte frase: Vocês querem trocar por um maior?!
Não... não queremos um apartamento maior, com muitos quartos, muitas salas e muitos banheiros. Nós só queremos um apartamento MELHOR. Acredito que ele acabará sendo um pouco maior em área, já queremos suíte e sacada, mas isso não soma muitos metros quadrados ao total. A ideia é melhorar.
Nosso check list é bem simples:
- Suíte e mais um quarto (já está ótimo).
-  Sacada com churrasqueira (o marido é louco por churrasco, geralmente é o assador oficial do nosso ciclo de amizades, ele merece uma churrasqueira em casa né?!).
- Elevador (depois que a pequena nasceu, eu comecei a sentir mesmo a falta de um elevador, descer ou subir escadas com um bebê mais toda a bugiganga essencial para sair com ele, é muito complicado).
- Localização (eu gosto muito do bairro onde moramos, é tranquilo e perto de tudo, 15 minutos do Centro, 10 minutos de outro bairro que tem de tudo também, então pra um apê novo tem que ser daqui pra melhor).
É basicamente isso!
Antes eu achava meu apê muito pequeno. Quando eu olhei ele pela primeira vez, vazio, pensei 'não vai caber nada aí dentro', quando me mudei consegui organizar tudo, e então comecei a gostar. Agora eu sou apaixonada por minha casinha (pausa para um coraçãozinho com a mão), estou sempre mudando e buscando a praticidade dentro de casa, adoro mudar os móveis de lugar, e o marido pira(!), mas gosto muito daqui e não sinto falta de mais espaço. Na verdade fico pensando que provavelmente não daria conta de limpar e organizar um apartamento maior.
E por isso eu fiz esse post para contar que eu NÃO preciso de um apartamento maior, mesmo que os padrões digam o contrário. Eu gosto de tudo em ordem e mais espaço implica em mais lugares para espalhar a bagunça. Mais chão para limpar. Mais móveis para tirar pó. Mais cantos para criar teia de aranha. Mais lugares para guardar aquelas coisas que não precisamos mas que temos pena de jogar fora ou doar. Mais dinheiro sendo gasto com a compra.
Eu tenho lido bastante sobre minimalismo, estou achando muito interessante. A gente pensa que precisa de muitas coisas, e pior, muitas coisas repetidas, e se começarmos a pensar podemos viver com muito menos. E as vezes muitas coisas acabam mais atrapalhando do que facilitando a nossa vida.
Calma, eu não vou vender meu apartamento e ir morar numa Kombi!
Não gosto de radicalismos. Mas acho a ideia central do minimalismo muito bacana, e comecei a aplicar devagar, em alguns setores da minha vida e casa, e estou me surpreendendo com o resultado.
Eu NÃO quero e nem preciso de um apartamento maior, simplesmente porque espaço não significa necessariamente conforto. Um elevador é muito mais útil do que 10 ou 15m² a mais dentro de casa. Eu tenho aprendido e interiorizado a ideia de que eu só posso ter o que cabe na minha casa, ou na minha vida, ou no meu tempo.
Enfim, em nossa busca achamos um apartamento que amamos,e que preenchia todos os itens do nosso check list, ele tem mais ou menos 58m² e foi amor a primeira vista, eu não tenho a planta dele, mas é bem parecida com essa abaixo.
Não sei se tem essas mesmas medidas, mas é bem parecido. Infelizmente o proprietário não aceita outro imóvel como entrada, portanto temos que vender nosso apartamento primeiro para poder comprar esse aí, se ainda estiver disponível. É um apartamento bem pequeno, mas tem tudo o que precisamos. 
#Simplifique
Postar um comentário

Nossas Redes Sociais