30 de janeiro de 2013

Decoração: Cortinas 36 ideias para quarto e sala

Eu estava buscando inspirações e resolvi compartilhar com vocês!
Mas antes, algumas coisas básicas e rápidas que descobri:
- Cortina bacana vai até o chão, nada de cortina "pitoca", a menos que tenha um bom motivo para que ela seja curta (ex. aparelho de ar condicionado abaixo da janela, mesa ou móveis na janela).
- Varões são muito mais práticos.
- Cortinas romanas são lindas, mas é difícil de achar para comprar pronta.
- Cortinas de voil, organza, seda, gaze de linho, etc, são clássicas e nunca saem de moda.
- Cortina estampada, pode. É só saber escolher a estampa para o ambiente.
- Bandô super volumoso está em baixa. Aliás bandôs em geral estão em baixa. (Eu particularmente prefiro assim, só a cortina com um acabamento bonito, sem aqueles bandôs escandalosos).
-A cortina pode arrastar um pouquinho no chão, fica chic.











































Minhas cortinas:
Eu comprei uma cortina que era para o quarto, um tal blackout de tecido, mas não escureceu como eu queria, e ficou meio estranha no quarto aquela estampa (marido não gostou). Então ia trocar na loja, mas antes resolvi testá-la na sala, pois a cortina clara da sala não escurecia muito e dava reflexo da janela na TV. Fiz o teste e aprovei, coloquei a cortina clarinha da sala no quarto, com um blackout comum por baixo. E a cortina nova, escura e estampada foi pra sala.

Cortina da sala que foi para o quarto.
É de voil bordado, com forro anexo.
Comprei na Havan em junho do ano passado, em torno de R$ 180,00.


Coloquei o blackout apenas em um lado, como minha janela é pequena posso escolher, quando quero tudo escuro fecho o lado do blackout. Ideal para dormir. Quando quero aproveitar a luz natural, mas com a cortina fechada, uso o outro lado, que só tem o forro.



Detalhe do bordadinho:



Para a sala foi a cortina nova:

Pode ver como ela não corta a luz, mas na embalagem estava "blackout de tecido".
O gatinho na foto é só para não perder o hábito :)



Mesmo não escurecendo muito, ficou bem melhor para assistir TV.
Debaixo dela uso um forro branco de um tecido que não sei o nome, mas é um pouco mais grosso que os tecidos de forro de cortina.


Detalhe da estampa.


Nada de bandô! O acabamento são os ilhós (é ilhós ou ilhóses?) prateados.








2 comentários:

Rosana disse...

Oiiiiii! Tô de volta!

Que postagem maravilhosa, tava doida por ideias de cortina pra minha sala. Só não concordo em relação às cortinas curtas, acho elas bem charmosas...rs

Bjs!

Alva disse...

Oi Rosana, obrigada.
Sobre as cortinas curtas depende muito de onde serão usadas e do modelo e tecido. Eu não tenho nada contra, mas pelo que percebi nas leituras que fiz, é que a maioria dos designers preferem as compridas até o chão.
bjo bjo bom feriado!

Novos rumos

Simplicidade de Mãe e novos rumos no blog

Queridos leitores, eu fiquei um bom tempo afastada do blog, com muitas ideias e assuntos para escrever, mas sem tempo. Em primeiro lugar, p...

Nossas Redes Sociais