6 de janeiro de 2010

DECORAR COM ALMOFADAS

O texto é do site Faz Fácil http://www.fazfacil.com.br/reforma_construcao/decoracao_sofa4.html , e ótimas idéias para empregar as almofadas na decoração.


As almofadas são usadas para dar o toque final da decoração do seu sofá, para preenche-lo, dar um charme, enfim, elas são a maquiagem do living. Por isso é que as almofadas devem ser muito bem escolhidas, e com todo o cuidado de quem quer realmente personalizar o seu ambiente.
Além da parte estética, as almofadas também têm uma função determinada, dependendo do tipo de sofá, cama, ou poltrona. Além do que, elas tem formatos diferentes de acordo com essas funções.


Para acomodar suas almofadas no sofá, procure colocá-las lado a lado, intercalando as cores e tecidos, além de tamanhos. Podem ser colocadas em 45 graus e se forem quadradas, fica muito bonito.
As almofadas decorativas podem num sofá de living ser usadas como apoio lateral de um dos braços, por exemplo. Assim, quando a pessoa se senta, ela usará a almofada para se “ajeitar”. Aqui podemos citar tamanhos variados, como 30x30, 40x40 e 50x50cm que são as de formato quadrado; também decorativas podem ser com formato retangular, ou ainda redondo de diâmetro 40cm, por exemplo.

Almofadas chamadas de rins são usadas, como o nome já diz, para um sofá que tem o assento grande. Dessa maneira, para a pessoa se acomodar, ela se encosta na almofada de rins, e ainda, atrás dela, pode vir outra maior e quadrada para alcançar o encosto do estofado.

Ela tem formato retangular, e o recheio dela é bem “molinho”, bem macio, para se moldar nas costas mais facilmente; um tamanho bom pode ser de 25x50cm, por exemplo. Esse tipo de almofada pode ser usado para sofás e poltronas também.
Os tecidos para as almofadas podem ser variados, desde lisos, de uma cor só, estampados, florais, de bichos, geométricos, com texturas, brilhantes, com apliques, rústicos, pintadas a mão. Existe uma infinidade de tipos a escolher. Vale sua criatividade e bom senso na hora de escolhê-los.
Tecido floral – pode ser usado em estofados de área externa, para o assento e encosto de cadeiras, ou ainda para as almofadas de um sofá de casa de praia, por exemplo.

Outro modelo muito usado é o futon, um tipo de almofada que tem formatos variados, mas a mais conhecida é a quadrada. Ela tem origem indiana e hoje em dia está em moda. Vai bem, por exemplo, como assento sobre cadeiras, ou encosto, ou apenas para decorar o ambiente.

Pode ser usada também “jogada” no chão, num ambiente informal, por exemplo, numa sala de jogos, para as crianças deitarem, ou numa área externa, sobre um banco, ou um deck de madeira. Neste caso, pode ser feita sob medida, em tamanhos grandes, por exemplo, 1,50x1,50, ou 2,00x1,00m.
O uso de cores vibrantes, e apenas essas cores não trazem aconchego para as pessoas que utilizam o ambiente. As cores fortes trazem uma certa agitação que pode comprometer o conforto do seu living.

Se a idéia é decorar o quarto; para dormitório de casal, procure combinar a colcha e o porta travesseiro com as almofadas, compondo o ambiente com tons e sobre tons. Também vale florais, listrados, enfim...
Um tipo específico de almofadas para quarto é a almofada de rolinho. Ela serve para enfeitar sua cama, ou sofá cama, dá um charme todo especial e personalizado. Normalmente ela tem a largura de 80cm e um diâmetro de 15 a 20cm.

Para distribuição, coloque a colcha, um porta travesseiros, almofadas encostadas na frente, ou em cima. O rolinho vem por último. No caso de sofá cama, coloque no sentido do comprimento em toda extensão da cama, normalmente são usados 4 rolinhos: 2 na parte do encosto no maior lado e um de cada lado nas laterais.
Um exemplo de tecido estampado que pode compor bem com uma colcha ou um sofá brancos, por exemplo, e também acrescentar um toque romântico na sua sala, ou quarto.

Para dormitório de criança, pode apostar em cores fortes, misturando as cores neutras da colcha. Como exemplo, pode ser feita a colcha branca, com porta travesseiro em roxo, e almofadas roxas e amarelo limão.
Ainda aqui é permitido formatos diferentes, como de flor, coração, estrelas, e tecidos mais criativos, como os de lycra, pelúcia ou fuxicos.
Tecidos variados, entre eles jeans e jeans estampado podem ser usados em ambientes mais informais, como uma suíte de crianças ou de hóspedes, que tenha uma poltrona, por exemplo, e que vai compor com o tecido da colcha e do porta travesseiro.
Enfim, idéias e mais idéias de mudar, incrementar ou ainda decorar seu living, dormitórios e varanda, não vão faltar para você escolher suas almofadas e tecidos variados... Aproveite, ouse, renove! Seguem outros modelos, e é claro que eu adorei essas de gatinhos... que lindoss!!!
























Postar um comentário