22 de março de 2013

Músiga Grude: Bugio dos bailes

Fui no baile dos Serranos semana passada e essa músida grudou! Eu nem amo de paixão a música, mas ela fica ecoando na minha cabeça!
Aliás o baile dos Serranos continua sendo um dos melhores entre os bailes de fundamento, estão de parabéns, fiquei mais fã!

Ritmo: Bugio
Quem eu ouço cantando: Os Serranos
Trecho preferido:
" Vai se chegando mansinho seu moço parece que não quer nada
E tira a moça pra sala seu moço com a cara disfarçada
"


           

 Bugio Dos Bailes

O bugio que vai nos bailes seu moço sempre arruma companheiro
Pra tomar uns trago de canha seu moço pra desenterrá o terneiro
Depois de fazer o serviço seu moço dá umas vorta no salão
Pra mostrar seu terno novo pras moças de riscado e algodão

O bugio que vai nos bailes seu moço sempre arruma namorada
Vai se chegando mansinho seu moço parece que não quer nada
E tira a moça pra sala seu moço com a cara disfarçada
E não vai a meia-noite seu moço o bugio tá de mão dada

O bugio que vai nos bailes seu moço sempre se mete a cantor
Tira a gaita do gaiteiro seu moço e no palco é tocador
E a gauchada já gosta seu moço sapateia e bate o mango
E o bugio puxando a gaita seu moço toma conta do fandango

------------*--------------*---------------*-------------*-----------------*-----------------*

 
Olha só a relíquia que encontrei no Youtube! Um vídeo que não tem data, mas acredito ser dos anos 90, com Os Serranos cantando o Bugiu dos Bailes. O bigode do Edson Dutra ainda era preto! O Walter Morais com cara de piá. A pessoa que provavelmente seria o baterista, se balançando no ritimo mas de braços cruzados (risos).
A "moda gaúcha" daquela época com o pala de seda, barbicacho do chapéu usado na testa, e os vestidos de prenda com mangas bufantes, cheios de babados e babadinhos, fitas, passamanarias...
Outras coisas que não mudaram, mesmo com o passar de anos. Como o lenço branco, aberto nas costas, as bombachas largas, que continuam na ativa, guaica sempre.
E as faixas ao fundo: "Produtor vacine contra a febre aftosa" maizá xucreza!
 
Assistindo ao vídeo me bateu uma saudade dos tempos de invernada artística, quando era criança. E lembro muito bem que os meninos da invernata adulta usavam esses palas de seda (acho chic), e dançavam algumas músicas correntinas...saudade.
 
 

Nenhum comentário:

Novos rumos

Simplicidade de Mãe e novos rumos no blog

Queridos leitores, eu fiquei um bom tempo afastada do blog, com muitas ideias e assuntos para escrever, mas sem tempo. Em primeiro lugar, p...

Nossas Redes Sociais