29 de agosto de 2012

Decoração "O Lugar Ideal - Martha Medeiros"


O lugar ideal

Coisa de um mês atrás participei de um programa de televisão 1que discutia qual seria o lugar dos sonhos, a Pasárgada de cada um. Paris? Um chalé nas montanhas? Um loft no Village, em Nova York? Vamos descer das tamancas. O melhor lugar do mundo é a casa da gente, mesmo com aquela infiltração no banheiro.
            A casa da gente não precisa ser necessariamente uma casa. Pode ser um barco, como o que foi adotado pela família Schürmann. Pode ser o apartamento da mãe, preferência nacional dos recém divorciados. Pode até ser um trailer estacionado no deserto. O importante é que caibam nossos filhos, nossa intimidade e nossa fantasia, que merece seu espaço.
            Ainda não fui visitar a Casa Cor desse ano, mas pretendo. Independente de ser uma exposição comercial, que gera negócios entre arquitetos, decoradores e lojiostas, a CasaCor estimula os visitantes a verem suas casas não como quartéis-generais feitos para dormir e dar plantão, mas como locais idílicos, cenários de felicidade doméstica. É claro que não vamos colocar um computador em cada aposento, não vamos comprar todos aqueles objetos de arte nem equipar nossa cozinha com o melhor da tecnologia alemã, até porque nossa verba é nacional. Não é essa a proposta. A CasaCor funciona como os desfiles de moda das grandes grifes. Ninguém precisa usar o veatido transparente que foi mostrado na passarela: o que se quer é apenas transmitir prazer e liberdade. É inspirar uma sofisticação que cada um, na vida real, traduzirá do seu jeito.
            Bastam uma mesa, quatro cadeiras, um sofá, cama e armários para mobiliar uma casa. É verdade. Mas é preciso um pouco de alma se quisermos esquentar o ambiente. Livros, plantas, retratos, panos, tapetes, abajures, gravuras, velas, música, janelas, almofadas. Sim. Alma se compra, e não sai tão caro.
            Pasárgada é uma casa que dê vontade de voltar ao fim de um dia estafante. Pasárgada é uma casa silenciosa quando queremos meditar, barulhenta quando queremos receber os amigos, uma casa que reconheça a nossa voz. Pasárgada é uma casa que respire, que tenha cheiro de comida, cheiro de flor, cheiro de banho tomado. Pasárgada é uma casa que o telefone não toque tanto, que Chet Baker toque muito. Pasárgada é uma casa onde cada objeto tenha uma origem, onde nada seja gratuito. Pasárgada pode ser em Roma ou São Sepé, num barco ou em terra firme, mas tem que ter a cara da gente, tem que acolher nossos defeitos e virtudes. E ser ainda melhor que a CasaCor, menos perfeita, mas cheia de pó e história.

Setembro 1998.

Extraído do Livro “Trem Bala” de Martha Medeiros



Recado à dieta


27 de agosto de 2012

Música grude: Baile das cabritas

A partir de hoje resolvi postar no blog a música grude do mês. Porque quando eu descubro uma música, eu fico ouvindo ela até não querer mais (como diria minha mãe), até tomar um porre da música. E a música que eu ando cantoralando dia e noite na cabeça atualmente é.... Baile das Cabritas... parece que é do Gaúcho da Fronteira, mas eu descobri no CD do Quero Quero.

Letra:
Música:
Ritmo: Vaneira
Quem eu ouço cantando: Grupo Quero Quero
Trecho preferido:
"Nessa fuzarca que bandeia a madrugada
Eu gasto o taco da bota no mano a mano
E me entrevero no trote de cola-atada"








Baile Nas Cabritas

 Logo de noite vou num baile nas cabritas
Que eu sou chibeiro e tou com pilas na quaiaca
Pra ver se aparto uma pinguancha bem bonita
Pois me palpita que hoje eu caio na fuzarca
Sou redomão porém depois de uma de canha
Eu me acolhero com a chinoca mais crinuda
Que eu tenho um jeito de cutuco na picanha
Pra retouçar essas percantas carrancudas

(dá-lhe gaiteiro e não te encolhe neste fole
Porque depois que eu me emborracho eu quero achego
E se me cincho não tem mais quem me descole
Até que eu peale uma orelhana pros pelegos
E se me cincho não tem mais quem me descole
Até que eu peale uma orelhana pros pelegos)
Desde guri que eu sou louco por bochincho
Pouco me importa se no xixo der peleia
Porque a vida não é nada sem cambicho
E quando eu bebo não existe china feia
Por isto eu vou engraxar o meu bigode
No pó de arroz duma ventana bem tisnada
Que eu sou chibeiro e afinal quem pode, pode
E nas cabritas tá assim de desgarrada


E quando então o chinaredo erguer o pano
Nessa fuzarca que bandeia a madrugada
Eu gasto o taco da bota no mano a mano
E me entrevero no trote de cola-atada
Quem vive assim, por um fio nesse bochincho
Pouco se importa com a tal, patrulha mista
Que afinal, eu sou chibeiro e não me micho
E vou cantar hoje de galo nas cabritas

24 de agosto de 2012

Tocando em Frente


Composição: Almir Sater e Renato Teixeira
















Ando devagar
Porque já tive pressa
Levo esse sorriso
Porque já chorei demais

Hoje me sinto mais forte,
Mais feliz, quem sabe,
Só levo a certeza
De que muito pouco sei,
Ou nada sei

Conhecer as manhas
E as manhãs
O sabor das massas
E das maçãs

É preciso amor
Pra poder pulsar
É preciso paz pra poder sorrir
É preciso a chuva para florir

Penso que cumprir a vida
Seja simplesmente
Compreender a marcha
E ir tocando em frente

Como um velho boiadeiro
Levando a boiada
Eu vou tocando os dias
Pela longa estrada, eu vou
Estrada eu sou

Conhecer as manhas ...

Todo mundo ama um dia,
Todo mundo chora
Um dia a gente chega
E no outro vai embora

Cada um de nós compõe a sua historia
Cada ser em si
Carrega o dom de ser capaz
E ser feliz

Conhecer as manhas ...

Ando devagar
Porque já tive pressa
Levo esse sorriso
Porque já chorei demais
Cada um de nos compõe a sua historia
Cada ser em si
Carrega o dom de ser capaz
E ser feliz

21 de agosto de 2012

Cabelos secos: Dove óleo nutrição

A história dos meus cabelos é longa, mas isso eu pretendo contar em outro post.
O que vim falar aqui hoje é que meus cabelos estavam muito ressecados, tipo palha mesmo, e depois da dica da cauterização caseira que postei Aqui, que funcionou super bem eu andei lendo pela internet sobre cabelos.
Numa dessas leituras aprendi que hidratação, nutrição e reconstrução são coisas diferentes, e que o cabelo precisa de todas elas, cada uma para cada problema.
Então que creme para hidratação eu já usava, e decidi que faltava nutrição no meu cabelo, fui à farmácia e procurando por cremes de nutrição encontrei o Dove óleo nutrição, e resolvi experimentar.
Comprei o creme de tratamento e A-D-O-R-E-I o resultado ... meu cabelo ficou macio, parece mais saudável, amei demais, estou usando sempre.

Então fica a minha dica para nutrição de cabelos Dove é ótimo!


13 de agosto de 2012

Decorando com papel contact

É isso aí, passeando pelo da decoração na internet cheguei à conclusão que posso dar uma renovada na casa sem gastar muito, a solução? Papel contact!
Vejam algumas idéias e inspirações para decorar e renovar a casa com contact.
























6 de agosto de 2012

Decoração: Minha Sala (é pequena mas é minha)

Há alguns dias postei as inspirações para a sala, agora vou postar como ficou a minha sala depois de tanta pesquisa e de tanto ver fotos para retirar idéias e aplicar no meu apartamento.
Minha sala tem esse rack de canto que eu não gosto muito (na verdade acho meio jeca, o que me dizem?), já procurei sobre usar um móvel de canto assim mas não acho muita coisa, pra saber se pode, se não pode, se fica muito feio. Mas um dos meu projetos é trocar o rack de canto por um baixo e reto, mas isso é quando eu puder comprar um sofá com chaise e etc e tal! Por enquanto é o que temos.

Obs. As mantas nos sofás são assim mesmo, pois o objetivo delas é tapar os arranhões dos miaus!









E então o que acharam? Sugestões? Idéias? Críticas?


4 de agosto de 2012

Decoração: área de serviço ou lavanderia pequena

Caramba como é difícil encontrar área de serviço e lavanderia nos sites e blogs de decoração, e quando encontramos são aquelas lavanderias lindas e espaçosas que passam longe da nossa realidade.
Eu, mais uma vez ando pensando na minha micro área de serviço, ela é conjugada com a cozinha, que por sua vez é conjugada com a sala, ou seja, quem entra no meu apartamento vê tudo, e eu quero muito colocar uma porta de vidro para dividir a cozinha da área de serviço, até porque aqui é muito frio, as roupas não secam com muita rapidez, e se eu quiser cozinhar as roupas ficam cheirando comida, sem contar que não é muito bonito as roupas expostas lá no varal pra quem estiver sentado no sofá observar.
O negócio é que no momento não tenho recursos financeiros pra bancar essa essa parede e porta de vidro. Já fiz orçamento e o mais barato fica por volta de R$ 700, e por enquanto não posso gastar, afinal nem sei quanto vou ganhar no final do mês, sem contar que além disso eu também ando desejando uma máquina que lava e seca... (mas essa é outra história). Então dei uma olhada nas minhas revistas de decoração mas não encontrei nada parecido, e aqui na internet também tive dificuldade de achar esse tema. Procurei até em sites americanos, mas a lavanderia deles é muita diferente da nossa, (eles tem máquina que lava e seca, ou tem máquinas de lavar e secadora, pelo que vi não são muito adeptos de varais, até perguntei à minha amiga que mora lá e ela disse que na região dela tem que ser tudo na máquina, lavar e secar, porque é muito frio).
O que encontrei por aí foram lavanderias perfeitas, que devem ser de casas perfeitas onde moram pessoas perfeitas! Tudo lindo e branco, como se de vez em quando a gente não tenha que jogar na lavanderia uma bota suja e molhada. Sem contar que essas pessoas perfeitas nunca estenderam nem nunca estenderão uma roupa no varal, e a lavanderia vai sempre ficar ali branca e perfeita! Eu sei que o varal poderá ficar escondido ou camuflado, e sair de entro de uma gaveta para ser usado, mas eu gosto de praticidade, nada de ficar montando e desmontando, gosto que as coisas fiquem ali prontas e disponíveis para serem usadas.
Ah mais um detalhe essas pessoas perfeitas também não tem gatos, que precisam de uma caixa de areia que fica localizada, é claro, na lavanderia!
Então, eu como pessoa imperfeita que sou, e além de imperfeita: pobre, resolvi postar aqui algumas imagens das poucas que encontrei que nos possibilite tirar uma ou outra idéia pra nossa lavanderia imperfeita (e micro)!
 Espero que seja útil pra vocês também ;)


Bancadas de mámore lindas, mas cade  o varal? O vasinho ficou delicado mas o Léo derrubaria ele dentro da caixinha de areia em meio segundo.







 Bacana essa, mas ainda não tenho dinheirinhos para a super máquina que lava e seca (e depois ainda tem a conta de luz) e nem pra bancada.


Quem compra 3 frascos de "Vanish" de uma vez só? 
E outra já falei que não tenho dinheirinhos para a bancada de mármore ou granito ou seja lá o que for.



É isso que quero fazer na minha cozinha - área de serviço, colocar uma porta assim, os quadradinhos acima da máquina ficaram bem legais, mas eu pergunto de novo: cade o varal? Sei que pode estar escondido ou camuflado, mas e quando ele for usado não vai atrapalhar?



Já essa está mais com cara de lavanderia que tem uso, mas tem porta e aí fica tudo mais simples.


Bonitinha né? Vasinho na janela, mas é de uma pessoa sortuda que tem lavadora e secadora!


Essa é super espaçosa, mas pelo menos tem varal e roupa pendurada.



Marcenaria planejada... passou do meu dinheiro! Mas gostei do cabideiro com espaço para os calçados em cima.


Essa tem cara de ser masculina.




Agora vamos a algumas mais realistas:

 Olha só toalhas penduradas no varal!
E então o que você faz com a toalha depois que sai do banho? 
Tem que pendurar no varal né?! No banheiro não dá para deixar pois não seca, jogar no cesto para lavar vai ficar cheirando mofo até que seja lavada (pois está molhada) então tem que deixar no varal na área de serviço, essa aí tá bem real, e a minha é mais ou menos assim, o detalhe é que aí não tem caixinha de areia (rsrsrs).

Essa roubei de algum blog (pior que não lembro o qual).
Achei uma ótima idéia essa cortininha, acho que vou fazer, e os adesivos também ficaram bem charmosos.


Mais uma com cortininha.


As próximas fotos eu tirei do blog simoneeasborboletas, adorei, é bem pequena mas ficou super bonitinha, a máquina que eu tava querendo é uma dessas, só que depois em outro post do blog ela conta que a máquina quebrou e que vai uns R$ 850 dinheiros pra consertar e trocar a peça que quebrou... afff e agora já não sei mais se euq uero!





E para encerar no blog Renovando a Casa tem um passo a passo ensinando a fazer um armário para a lavanderia, super bonitinho, olhem lá!
Bjos... bjos...


Novos rumos

Simplicidade de Mãe e novos rumos no blog

Queridos leitores, eu fiquei um bom tempo afastada do blog, com muitas ideias e assuntos para escrever, mas sem tempo. Em primeiro lugar, p...

Nossas Redes Sociais